CERÂMICA CEGAZA
   
 
Histórico da cerâmica vermelha

O tijolo cerâmico surgiu a quase cinco mil anos, sendo o mais antigo material fabricado pelo homem ainda em uso. Contudo, ao invés de tornar-se antiguidade, o produto cerâmico continua sendo largamente utilizado e geralmente é o material de construção preferido pelos usuários.

Os principais dados sobre o setor de cerâmica vermelha no Brasil ocorrem desde sua origem histórica, passando pela caracterização do segmento, localização, o processo produtivo e o mercado consumidor, com atenção especial a tecnologia empregada nestas indústrias.

A palavra cerâmica, originária do grego “KERAMEIKOS”, que quer dizer “feito de terra”, “coisa queimada”, tem, modernamente, um sentido amplo que abrange desde a arte de fabricar objetos de barro cozido até a matéria-prima, o artefato ou a fábrica de tais produtos. A cerâmica vermelha é assim chamada, porque possui coloração avermelhada no produto final, em função do tipo de matéria-prima utilizada.

 


Histórico da CEGAZA

Em 2008, ocorre a parcerias de duas famílias, a Galatto e a Zanatta, onde dois primos decidem unir-se para abrir uma olaria artesanal com uma pequena produção. Porém, na veia corre um sangue cerâmico que vem de gerações, de pai para filho.
Seus bisavôs construíram a primeira casa com tijolos e telhas sem cimento, conforme mostra a imagem abaixo:



No final de 2011 inicia-se um processo de mudança e transformação, em que a simples olaria passa a ser uma cerâmica com características modernas e produtivas, investindo no primeiro forno contínuo com teto plano de manta de lã de vidro. Nesse momento, ocorre a substituição do maquinário antigo e o investimento na marca
Cegaza Galatto e Zanatta.
Neste ano de 2013, é implantado o funcionamento do carregamento e descarregamento automatizado de vagonetas, obtendo desta forma mais qualidade nos produtos
.

    Missão

Fornecer blocos cerâmicos de acordo com as normas técnicas, proporcionando produtos com qualidade e agilidade no atendimento para melhor atender os clientes, respeitando o meio ambiente.



 
Logística

Entrega própria na região, tijolos paletizados com qualidade, eficiência e agilidade.


Técnico e Parcerias

Paulo Naspoline
Engenheiro Ambiental e RH.

Eng. Paulo Fernandes/MSC. Vitor Sousa Nandi
Consultoria em Cerâmica Vermelha (testes e ensaios).

Edgar Más
Orientação e qualificação.

Metalurgica Sousa
Máquinas, equipamentos e automação.

Crisda: Boquilhas.

Convênios

COOPEMI
Cooperativa de Exploração Mineral-Morro da Fumaça (amostras/testes e fornecimento de argila).

G-COTA
Consultoria e Assessoria Projetos em Secagem e Queima para Cerâmica.

SINDICER
Sindicato da Indústria da Cerâmica Vermelha
.

 

 
 
 

Todos os direitos reservados - 2013
Rodovia Hygino Vicente Ferreira, s/n
Esplanada - Içara - SC
Fone: (48) 3434-1935/ / 9637-0022

desenvolvido por www.siteseideias.com.br